PERGUNTAS FREQUENTES

PSICOLOGIA vs PSICOTERAPIA

Há diferenças entre um Psicoterapeuta e um Psicólogo?

Sim. Um Psicoterapeuta, é um Psicólogo que prolongou a sua formação (pós Licenciatura) e fez uma especialização em Psicoterapia numa Entidade/Sociedade devidamente científica que o certificam como apto à prática da psicoterapia. Um Psicólogo é um Técnico com formação base em Psicologia feita numa Universidade; Licenciatura de 5 anos (pré-bolonha) ou Mestrado Integrado (pós-bolonha). 

Apoio Psicológico é diferente de Psicoterapia?

Sim. O Apoio Psicológico, tal como o nome indica trata-se de um apoio numa fase da vida da pessoa em que o seu equilíbrio psicológico está mais fragilizado devido a alguma situação de stress ou de transição  (por exemplo, divórcio, falecimento de um familiar, mudança profissional). Este acompanhamento é feito por um Psicólogo, cujo objetivo é ajudar a pessoa a lidar com a dor/mudança. Trata-se de um acompanhamento de curta duração, cujo objetivo é única e exclusivamente ajudar a pessoa a restabelecer o seu estado emocional anterior.

A Psicoterapiapara além de ajudar a pessoa a lidar com uma situação transitória, o processo psicoterapêutico tem por objetivo promover mudanças internas, ou seja, dito de uma forma simplista "limar arestas" da personalidade. Muitas vezes a pessoa identifica em si algo que gostaria de mudar; algo que condiciona a forma como reage às situações ou interage com os outros, ou padrões mentais repetitivos que a impedem de "avançar" na vida. A Psicoterapia permite um maior autoconhecimento, uma tomada de consciência do seu construto pessoal e dos bloqueios emocionais (devido a modelos de educação; vivências; experiências traumáticas; stress) que condicionam toda a sua vida pessoal, profissional e social. 

Qualquer pessoa pode fazer Psicoterapia?

Sim. De uma forma geral a Psicoterapia é uma aposta em si mesmo, pode ser vista como um desenvolvimento pessoal ou um autoconhecimento. O principal objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver ferramentas internas (recursos emocionais e cognitivos) para lidar com as situações de dificuldade. Ao identificar refletir sobre os seus medos e as suas fragilidades, a pessoa fica mais apta para lidar com a vida de uma forma mais segura e passa a desfrutá-la de uma forma positiva. De uma forma simplista aquilo que para a pessoa parece ser negro ou cinzento, passa ser claro; os seus medos, "fantasmas"/ "monstros" internos deixam de ter um impacto perturbador quando lhe damos um significado.

A Psicoterapia é a terapia do divã?

Não. Embora ainda exista esse mito de que as consultas são feitas num divã com um terapeuta em silêncio a  ouvir a pessoa, na verdade o divã é um objeto de culto que passou a ser uma referência cinematográfica. Mas há um cuidado em proporcionar um espaço terapêutico confortável e agradável, permitindo qua a pessoa relaxe, que sinta aquele espaço como seu e que deixe fluir o que lhe vai na mente.

Se posso desabafar com amigos para quê recorrer ao Psicoterapeuta?

A diferença está nos resultados. Desabafar com amigos, partilhar, os pensamentos e os sentimentos é uma grande ajuda. Não podemos esquecer que esses conselhos são com base nas suas perceções, crenças e vivências, também por vezes dificeis. Por vezes, os amigos dizem aquilo que a pessoa pretende ouvir, talvez porque não saiba corresponder ao que o amigo deseja ouvir; ou talvez para não o dececionar. E quantas vezes, procurou um amigo para desabafar e acabou por ser o seu ouvinte e conselheiro? Ter uma rede suporte social que pode dar conselhos é de facto importante, porém as respostas nem sempre têm impacto interno, ou seja, não produzem conexão interna  que a pessoa precisa. O Psicoterapeuta é uma pessoa neutra, imparcial, um profissional que poderá ouvir e compreender os seus problemas e/ou conflitos, e que através de um conjunto de técnicas/ferramentas científicas, adequadas à personalidade de cada indivíduo,  "chega lá" ao cerne da questão de forma mais rápida e eficaz.

                   PERGUNTAS FREQUENTES

                            NEUROPSICOLOGIA

O que é a Neuropsicologia?

É uma área da Psicologia que estuda a relação entre as manifestações do comportamento humano e o funcionamento do cérebro; ou seja, estuda qual a área do cérebro que se encontra comprometida perante determinadas manifestações (conjunto de sinais e sintomas), sejam elas devido a uma lesão ou devido a alterações do desenvolvimento neurológico.

Há diferenças entre um Psicólogo e um Neuropsicólogo?

Sim. Tal como na Psicoterapia, a Neuropsicologia é uma especialização que ocorre após a formação base em Psicologia. 

Todos os Psicólogos têm especialização nessas áreas?

Não. A Licenciatura/Mestrado Integrado em Psicologia tem um tronco comum no seu plano curricular de estudos e uma área especialização que o Psicólogo tem como opção, sendo esta escolha obrigatória para término da sua formação base (Clínica; Educacional; Forense; Organzacional,etc). Após o termo da sua foramção base, e a admissão à  Ordem dos Psicólogos Portugueses o Psicólogo está apto para o exercício das suas funções. Existem especializações específicas como a Psicoterapia e a Neuropsicologia que são uma opção pessoal de cada um. Cada Psicólogo investe na sua formação enquanto crescimento pessoal e profissional em consonância com o público com que trabalha e as respostas/resultados que pretende obter junto dos seus pacientes.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora